Este Blog tem o objetivo de levar informações sobre as ações do Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentavel do Cariri Oriental Paraibano.

31 de ago. de 2010

II FESTIVAL DO MEL DE CORDEIROS

10 de ago. de 2010

SISTEMA DE MONITORAÇÃO DE RISCO DE DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO.

Sistema vai monitorar risco de desertificação no Semiárido brasileiro

noticias :: Por Editor em 10/08/2010 :: imprimir   pdf   enviar   celular
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) vai elaborar o Sistema de Alerta Precoce de Secas e Desertificação no Semiárido brasileiro. O objetivo é desenhar cenários de vulnerabilidade resultantes do uso da terra, com ênfase na questão da desertificação, além de fazer previsões sobre mudanças climáticas.
Para viabilizar a implantação do sistema, o Inpe e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) assinaram ontem (09/08/10) em acordo de cooperação, durante a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD).

No encontro, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu a adoção de políticas públicas destinadas ao Semiárido para os próximos dez anos, a fim de amenizar os efeitos negativos das mudanças climáticas. Segundo a ministra, a Caatinga já perdeu 50% da cobertura original. "É necessário, pelo menos, tentar evitar que a situação se agrave ainda mais", disse ela, ao destacar a necessidade de investimentos dos bancos públicos na área.

Na ocasião, foram empossados no CNDC 11 membros da sociedade civil, a maioria da Região Nordeste. Izabella Teixeira afirmou que o colegiado "precisa ter a mesma importância do Conselho Nacional do Meio Ambiente [Conama], dada a magnitude da sua destinação".

Para a ministra, o CNDC deve buscar a adoção de medidas estruturantes, sem as quais não será possível obter resultados. "É preciso que a comissão aponte caminhos, com a convergência de objetivos e de ações." Ela destacou, por exemplo, que a demanda por alimentos no país nas próximas décadas estará condicionada ao uso sustentável dos recursos naturais. "Sem água não haverá energia nem agricultura."

Izabella Teixeira criticou a falta de engajamento dos prefeitos nas discussões sobre sustentabilidade do meio ambiente, "crucial num momento em que o tema desperta a atenção no Brasil e no mundo inteiro". Ela lembrou que todas as previsões para os efeitos negativos do clima feitas há 30 anos se confirmaram.

Segundo a ministra, os prefeitos, "quando fazem suas marchas a Brasília, não trazem na sua agenda assuntos de interesse do meio ambiente".

Izabella Teixeira disse que tratar do assunto de forma estratégica é fundamental, dada a importância para a produção de alimentos, a geração de energia e a redução de desastres naturais, como as enchentes ocorridas em Alagoas e Pernambuco em consequência de chuvas, que também tiveram exemplos drásticos em outros pontos do planeta, como no Paquistão.

FONTE

Agência Brasil
Lourenço Canuto - Repórter
Juliana Andrade - Edição

Links referenciados

Comissão Nacional de Combate à Desertificação
www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2
010/2008/Dnn/Dnn11701.htm

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
www.inpe.br

Conselho Nacional do Meio Ambiente
www.mma.gov.br/conama

Ministério do Meio Ambiente
www.mma.gov.br

Agência Brasil
www.agenciabrasil.gov.br

Inpe
www.inpe.b

7 de ago. de 2010

XXV ENCONTRO ESTADUAL DE PROFESSORES e IX FÓRUM NACIONAL DE ENSINO AGRÍCOLA

ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE PROFESSORES TÉCNICOS DE ENSINO AGRÍCOLA






Fundada EM 02/07/69  Registrada sob N. 5418  CNPJ 90027848/0001-05





Utilidade Pública Estadual – Numero 000255 - D.O. 20/05/85 - STCAS N 111101









PROGRAMAÇÃO



26/10/2010 - terça-feira:



14h às 18h - Recepção das delegações - Casa de Retiros NS Divina Providência – Viamão



19h - Abertura: Autoridades convidadas (Local: ETA)



20h - Palestra: A cooperação como instrumento frente aos desafios do século XXI



Deputado Geovani Cherini, Presidente da Assembleia Legislativa do RS (Prof de na UNIVALE)



Eng. Agr. Vulmar Silveira Leite (Superintendente da Educação Profissional do RS)



21h30 min - Coquetel de integração







27/07/2009 – quarta-feira: (Local: ETA)



9h – Painel: Atitudes ambientalmente corretas Eng Agr Paulo Roberto Lenhardt (Instituto Morro da Cutia de Agroecologia) Eng Agr Eduardo Schroder (Associação Companheiros da Natureza)



10h15 min – Intervalo



Sustentabilidade através da Educação Ambiental: Eng Agr Gervásio Paulus (EMATER - RS)



Professor Dr Waner Sanches Barreto – Ecólogo



12h – Almoço



14h – Palestra: Doenças Reprodutivas nos Bovinos – Méd Vet Prof. Jorge Banguel



16h – Visita orientada nas Unidades Educativas de Produção (UEPs) da ETA



18h – Reunião do Conselho de Diretores – Experiência de Avaliação dos Cursos Técnicos em SC



José Carlos Brancher



21h - Jantar Baile de aniversário dos 100 anos de ETA – Viamão.







28/10/2010 - quinta-feira: (Local: Casa de Retiros NSDP)



9h30min - Painel: Licenciatura em Ciências Agrárias (LICA): Perfil profissional



Marcos Barros de Medeiros – Coordenador da UFPB Virtual (Universidade Federal da Paraíba) e professor da UFPB Campus Bananeiras.



10h15 min – Intervalo



Rodrigo Martins Monzani – Coordenador do Curso LICA do IFC de Araquari – SC



Walter Lucca - Coordenador do Curso LICA do IFRS - Campus Sertão – RS



Coordenação Martim Barboza



12h30min – Almoço



13h30min – Painel: Proposta de Criação da FENEA (Federação Nacional de ensino Agrícola) Rodrigo Martins Monzani – José Carlos Brancher – Waner Sanches Barreto – Sérgio Luiz Crestani



15h – Visita técnica (Caminhos Rurais de Viamão e Porto Alegre)



20h - Jantar na Vinícola Bordignon de Porto Alegre – (www.vinhobordignon.com.br)







29/10/2010 – sexta-feira: (Local: Casa de Retiros NSDP)



9h – Palestra: Compreendendo melhor o ser Humano: Dr Osmar Terra – Médico Especialista em educação e desenvolvimento da criança – Deputado Federal – Secretário das Saude do RS em duas Legislaturas



10h45min – Avaliação do Encontro



12h - Almoço de encerramento



Mais informações no site http://www.agptea.org.br/







Av. Getúlio Vargas, 283  CEP 90150-001 - Porto AlegreRS





Fone/Fax: (51) 3225.5748 – adm@agptea.org.br Site: http://www.agptea.org.br/



Fritz Roloff





Presidente da AGPTEA



51 32255748



Email : agptea1@gmail.com



Site : www.agptea.org.br

6 de ago. de 2010

Ponto de Cultura de Cabaceiras: Vídeos e debates, hoje!

INFORME!

No dia 06 de agosto de 2010, às 19h00min, nas dependências do Clube Atlético Cabaceirense, ocorrerá o debate sobre O MANEJO AGROECOLÓGICO DA CAATINGA, promovido pelo Prof. Márcio, responsável pelo Polo de Cultura de Cabaceiras. Comporá a mesa o Engenheiro Agrônomo Armistrong de Araújo Souto, a Professora Filomena da Escola Abdias Aires de Queiroz, Licenciada em Geografia, do Professor Paulo Rogério, da Escola Estadual do Distrito de Ribeira, e o Professor Luciano Guimarães e demais convidados, e alunos. Na oportunidade serão exibidos vídeos, com espaço para debates e comentários.

EMBRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA E AGRICULTORES FAMILIARES

Embrapa Informática Agropecuária leva tecnologias a agricultores familiares






Créditos: DivulgaçãoA Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), demonstra várias tecnologias na Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural - Agrifam 2010. O evento ocorre de 13 a 15 de agosto de 2010, em Agudos, no interior do estado de São Paulo.



Para disseminar os benefícios da tecnologia da informação e incentivar a informatização no campo, a Embrapa Informática Agropecuária vai demonstrar alguns produtos disponíveis na internet que podem contribuir para a melhoria da produção agrícola:



AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO



A Agência de Informação Embrapa possibilita o acesso gratuito ao conhecimento técnico-científico gerado pela Embrapa e outras instituições públicas e privadas, incluindo artigos, livros, arquivos audiovisuais, planilhas eletrônicas etc. Estão disponíveis informações e resultados de pesquisa relacionados a produtos como cana-de-açúcar, trigo, feijão, banana, manga, arroz, castanha-do-brasil, suínos, agronegócio do leite e temas focados em agricultura e meio ambiente, reprodução animal, entre outros.



No portal , podem ser encontradas informações sobre os processos de pré-produção, como características da espécie, insumos, manejo do solo e adubação; produção, abrangendo sistemas de cultivo, irrigação, doenças e pragas, custos; até a pós-produção, com dados sobre tecnologia, processamento, transporte, consumo, mercado etc. Com relação aos temas, existem orientações sobre biodiversidade, solo, vegetação, manejo, qualidade e políticas agroambientais.



METEOROLOGIA



O Agritempo é um sistema de monitoramento que permite o acesso, pela internet, às informações meteorológicas e agrometeorológicas de diversos municípios e estados brasileiros. Resultado de parceria entre diversas instituições nacionais, o Agritempo é um consórcio que organiza e administra um conjunto de mais de 1.450 estações meteorológicas espalhadas pelo País, coordenado pela Embrapa Informática Agropecuária e pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).



Os usuários podem fazer consultas à base de dados, que geram boletins agrometeorológicos, mapas e gráficos. Além dos dados meteorológicos, o sistema gera diariamente mais de 800 mapas referentes a estiagem, evapotranspiração, dias com chuva para todo o Brasil. Possui um banco de dados diários de chuvas coletados e acumulados durante cerca de vinte anos, assegurando resultados mais eficientes para o zoneamento agrícola. Também emite sistemas de alerta para doenças e identificação de áreas atingidas por eventos climáticos extremos, como temporais, geadas, seca, veranicos, entre outros.



DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS



É um sistema para diagnóstico remoto de doenças - Diagnose virtual -, que permite identificar doenças de milho, feijão e soja. Desenvolvida especialmente para agrônomos, produtores e agentes de extensão rural, a ferramenta possibilita consultas em tempo real. Pela internet, o produtor pode registrar os sintomas detectados em sua cultura, respondendo questões colocadas pelo sistema, como em que parte da planta a doença se manifesta, qual é a cor e o formato da lesão etc. Dessa forma, é possível detectar o tipo de doença e as possíveis medidas de controle.



O Diagnose virtual também permite que os usuários entrem em contato com os fitopatologistas da Embrapa, por meio de correio eletrônico, chat, lista de discussão, entre outros. O sistema pode ser acessado no endereço: diagnose2.cnptia.embrapa.br/diagnose. Futuramente, serão adicionadas novas culturas, como arroz, trigo, tomate e pimentão; além da inclusão de informações sobre sanidade animal.



PLANEJAMENTO AGRÍCOLA



O objetivo do Planeja - Sistema de Suporte ao Planejamento Agrícola Municipal - é auxiliar o planejamento e acompanhamento de atividades agrícolas em cada município brasileiro, sendo possível a sua utilização em áreas delimitadas fisiograficamente como estado e bacias hidrográficas. Foi desenvolvido em parceria pela Embrapa Informática Agropecuária e pelo Cepagri da Unicamp, com cooperação da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).



O sistema é usado para identificar o perfil agrícola dos municípios, suas atividades e tendências econômicas, a qualidade ambiental e as áreas que necessitam de investimento, como melhoria da malha viária para o escoamento da produção local. O Planeja processa consultas em forma de relatórios, sendo os principais: extrato de área e de valor de produção, benfeitorias, estrutura fundiária e exploração animal, mão-de-obra, máquinas e equipamentos, utilização de tecnologia, planejamento e organização, e qualidade ambiental.



SOFTWARE AGROPECUÁRIO



O portal da Tecnologia da Informação para o Agronegócio - SW Agro - apresenta um panorama do mercado de software agropecuário no País - quais são as empresas desenvolvedoras, principais produtos e suas aplicações. No portal, estão relacionados os softwares desenvolvidos pela Embrapa e por empresas privadas para aplicação no agronegócio, distribuídos por categorias como software de bases de dados e sistemas de informação; aplicativos para gerenciamento; gestão administrativa e controle agropecuário; cultivo vegetal e manejo animal, entre outros.



Também são apresentados aspectos de mercado e tecnológicos e análises econômicas da indústria de software agropecuário. Os usuários poderão ver um mapa nacional com empresas que atuam no ramo, além dos centros de pesquisa da Embrapa, com informações como site, endereço e meio de contato. O conteúdo é resultado do projeto Estudo do Mercado Brasileiro de Software para o Agronegócio, coordenado pela Embrapa Informática Agropecuária, em parceria com diversas empresas e instituições públicas e privadas.



FONTE



Embrapa Informática Agropecuária



Nadir Rodrigues - Jornalista



Telefone: (19) 3211-5747



Links referenciados



Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura



www.cpa.unicamp.br



Portal da Tecnologia da Informação para o Agronegócio



http://www.swagro.cnptia.embrapa.br/



Sistema de Suporte ao Planejamento Agrícola Municipal



www.planeja.cnptia.embrapa.br



Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural



www.agrifam.com.br



Coordenadoria de Assistência Técnica Integral



www.cati.sp.gov.br



Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária



www.embrapa.br



diagnose2.cnptia.embrapa.br/diagnose



diagnose2.cnptia.embrapa.br/diagnose



Embrapa Informática Agropecuária



www.cnptia.embrapa.br



Universidade Estadual de Campinas



www.unicamp.br



Agência de Informação Embrapa



www.agencia.cnptia.embrapa.br



Diagnose virtual



diagnose2.cnptia.embrapa.br/diagnose



Nadir Rodrigues



nadir@cnptia.embrapa.br

Agrifam 2010

http://www.agrifam.com.br/

Agritempo



www.agritempo.gov.br



Cepagri



www.cpa.unicamp.br



Embrapa



www.embrapa.br



SW Agro



www.swagro.cnptia.embrapa.br

4 de ago. de 2010

I REUNIÃO DA CÂMARA TEMÁTICA TÉCNICA DE MEIO AMBIENTE.

AVISO!

Informamos aos membros, e aos interessados, da Câmara Temática Técnica de Meio Ambiente, do Fórum do Cariri Oriental Paraibano, que teremos a nossa primeira reunião no próximo dia 11 de agosto, às 09h00min, nas dependências do PATAC, em Campina Grande.

Para mais informações, falar com Armistrong Souto: (83) 8808-6125.

Um abraço fraterno!

CONVITE PARA O DIA 07 de agosto, no Polo de Cabaceiras - PB.

Universidade Aberta do Brasil


Universidade Federal da Paraíba

Licenciatura Plena em Ciências Agrárias

Polo de Cabaceiras—PB

Tutoria Presencial

CONVITE

“Portanto, o Homem e a Agricultura somente podem coexistir na Biota, no meio melhorado e coabitado pela série imensa dos seres microscópicos, pequenos, médios até os grandes consórcios animais-vegetais que, pela diversidade e multiplicidade de procedimentos e de hábitos, se harmonizam em sociedade compensada”.

— José Guimarâes Duque, in Solo e água no polígono das Sêcas.

O PRESENTE CONVITE BUSCA RECEPCIONAR OS ALUNOS QUE OBTIVERAM ÊXITO NO VESTIBULAR 2010.2, DANDO-LHES AS MAIS QUE DEVIDAS BOAS VINDAS, INTRODUZIN-DO-OS NO UNIVERSO AGRÁRIO, E NO UNIVERSO DA EDU-CAÇÃO À DISTÂNCIA, BEM COMO PROMOVER A INTEGRA-ÇÃO DOS ALUNOS DOS TRÊS PERÍODOS SUPRA MENCIONA-DOS.

O POLO DE APOIO PRESENCIAL FICA LOCALIZA-DO NAS DEPENDÊNCIAS DO ANTIGO CENTRO SOCIAL. PRÓXIMO AO TEMPLO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS.

RECEPÇÃO AOS NOVOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PERÍODO 2010.2; CONFRATERNIZAÇÃO COM OS PERÍODOS 2008.2 E 2009.1

Primeira Palestra

O curso de Ciências Agrárias, e o profis-sional no mercado. Palestrante: Professor-Coordenador Dr. Marcos Barros.

Segunda Palestra

Educação à Distância. Palestrante: Profes-sora Ester C. Diniz

Terceira Palestra

Ambientação na Plataforma MOODLE.

Contato: (83) 8808-6125 / 8742-6461 / 9135-9116 / 8850-2494

Data: 07 de agosto de 2010

Hora: 08h30min .

Compôem, com brilhantismo, a nossa equipe de apoio aos Professores, coordenadora, tutores à distância e presenciais, e alunos, as

Secretárias: Kiara Tatiane Sousa F. Araújo; Gisete Silva Merêncio; Maria Sueli Macêdo.

Tutores Presenciais e Coordenação:

Armistron de Araújo Souto Eng. Agrônomo. CREA-PB RN: 160029789-7. Esp. Gerenciamento Ambiental. UFPB Campus I. Secretaria de Ação Rural e Meio Ambiente. Conselho Municipal de Meio Ambiente. Câmara Temática de Meio Ambiente do Fórum de Des. Territorial Sust. Do Cariri Oriental Paraibano. Residência: Rua Manoel M. P. Tejo 265. Cabaceiras PB. Contatos: (83) 8808-6125 / 9131-3950. Correio Eletrônico: armistrong.agrarias@gmail.com

Maria das Dores Macêdo Licenciada em Ciências Agrárias. UFPB Campus III Bananeiras—PB. EMATER Escritório Cabaceiras PB. Residência: Av. 04 de junho—102. Centro. Cabaceiras—PB. Contatos: (83) 3356-1234 / 8742-6461. Correio Eletrônico: dasdores.macedo@hotmail.com

Rogério Barbosa Licenciado em Ciências Agrárias. UFPB Campus III. Bananeiras. Professor em Caturité—PB. Residência: Sítio Serraria. Caturité—PB. Contato: (83) 9135-9116. Correio Eletrônico: rogeriobarbosaawra@gmail.com

Iris do Céu Licenciada em Pedagogia. UEPB Professora Da Esc. De Ens. Fundamental da Escola Maria Neuly Dourado. Coordenadora do Polo de Cabaceiras—PB Residência: Avenida 04 de junho, 188. Centro. Contato: (83) 8745-3075 Correio eletrônico: iris.doceu@hotmail.com

Sítios importantes!

Blog de Ciências Agrárias do Polo de Cabaceiras PB:

WWW.agrariaspolocabaceiras.blogspot.com

Sítio da Coordenação do Curso, em Bananeiras—PB:

http://www.ciagraufpb.blogspot.com/