Este Blog tem o objetivo de levar informações sobre as ações do Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentavel do Cariri Oriental Paraibano.

26 de out. de 2013

III CONGRESSO NACIONAL DE APICULTURA E MELIPONICULTURA EM CAMPINA GRANDE EM NOVEMBRO DE 2013

Saudações crísticas, e territoriais!

Atenção senhoras, e senhores! 

O evento se reveste da maior importância por que a apicultura, e a meliponicultura podem beneficiar os agricultores familiares, de várias formas. Inclusive em outras culturas possíveis, ou já existentes, nas propriedades rurais. Desde a produção do mel, à produção de frutas, e plantas medicinais, à produção de essências florestais.


Abraços fraternos!

Armistrong de Araújo Souto
Assessor Territorial  
Ministério do Desenvolvimento Agrário  MDA / INSTITUTO AGROPOLOS 
Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Cariri Oriental Paraibano
Engenheiro Agrônomo - CREA RN: 160029789-7
Especialista em Gerenciamento Ambiental - UFPB

19 de out. de 2013

CONVITE RECOMPOSIÇÃO DO FÓRUM DO CARIRI ORIENTAL E GESTÃO DO PAC II

CONVITE

Senhoras, e senhores, bom dia! 

O referido Fórum o convida a se fazer presente, à Reunião de Recomposição do Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Cariri Oriental Paraibano. Na ocasião, estaremos promovendo a avaliação da importância do papel das instituições governamentais, e da sociedade civil organizada, na Política de Desenvolvimento Territorial, no que diz respeito ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, e mais especificamente, no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Territorial – SDT, bem como a entrada de novos atores, no processo. 

O nosso intuito é fazer com que instituições de ensino, pesquisa, e extensão (EMBRAPA, EMEPA, UFPB, UFCG, UEPB, INSA, EMATER, SENAR, COOPERAR etc), organizações não governamentais, prefeituras, Estado, entidades financeiras (Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste etc) tomem parte, de forma efetiva, nos debates sobre o desenvolvimento do Cariri Oriental Paraibano, compondo, algumas, as estruturas de decisão, e planejamento: Coordenação Territorial, Coordenação Executiva, Câmaras Temáticas Técnicas, e Plenária; e outras, na condição de instituições consultivas. 

Para tanto, a instituição deverá enviar, ou ter em anexo ao ofício, a cópia dos seguintes documentos: 

SE FOR UMA ENTIDADE DE REPRESENTAÇÃO CIVIL ( ASSOCIAÇÃO, COOPERATIVA E ETC):

• Ofício ou requerimento de indicação com os nomes de dois membros a comporem o Fórum: a) titular, e b) suplente; 
• Cópia de ata de fundação da entidade; 
• Cópia da ata da eleição e da diretoria vigente (atual); 
• Cópia do Estatuto ou Regimento: 
• Cópia do CNPJ (caso a entidade tenha). 

SE FOR ENTIDADE DO PODER PÚBLICO (PREFEITURAS, CÂMARAS, AUTARQUIAS ETC): 

• Ofício ou requerimento de inclusão no fórum, com indicações de representantes, feito em papel timbrado da entidade e assinado pelo responsável da mesma. 

SE FOR ONG (ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL): 

• Ofício ou requerimento de inclusão no fórum, com indicações de representantes, feito em papel timbrado da entidade e assinado pelo responsável da mesma; 
• Anexar cópia do Plano de Trabalho, e ações que podem ser desenvolvidas, no território. 

Solicitamos, ainda, que os presidentes de Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, de Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Secretários de Agricultura, e presidentes de ONG, comuniquem às associações, cooperativas, e grupos organizados de agricultores (as) familiares, o evento. 

Data: 05 de novembro de 2013 
Cidade: CABACEIRAS – PB 
Local: ESPAÇO NORDESTE. Avenida 04 de junho, s/n. Centro. 
Horário: 09h00min – 14h00min 

PAUTA: 

• GESTÃO DAS MÁQUINAS DO PAC II, NO CARIRI ORIENTAL PARAIBANO (Apresentação da DFMDA – PB); 
• RECOMPOSIÇÃO DO FÓRUM DE DES. TERRITORIAL SUST. DO CARIRI ORIENTAL PARAIBANO; 
 Abertura – Composição da mesa: Prefeito Municipal, e membro da Coordenação Territorial; 
 Breve Histórico do Fórum e do Território; 
 Eleição dos Coordenadores Territoriais e dos Membros da Rede de Colegiados Territoriais; 
• AGENDA TERRITORIAL; 
• INFORMES.

Contamos com a presença dos membros de todas as instâncias do Fórum! 
Solicitamos, gentilmente, que todos confirmem presença! 

Armistrong de Araújo Souto Assessor Territorial 
Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA / INSTITUTO AGROPOLOS 
Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Cariri Oriental Paraibano Engenheiro Agrônomo - CREA RN: 160029789-7 
Especialista em Gerenciamento Ambiental – UFPB Contato: (83) 8808-6125 / 9131-3950

17 de out. de 2013

LANÇADO HOJE O PLANO NACIONAL DE AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA PELA PRESIDENTE DILMA

Secretaria-Geral da Presidência da República Governo federal lança o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica A presidenta Dilma Rousseff lança nesta quinta-feira (17) o Brasil Agroecológico. É o primeiro Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) elaborado no país. A solenidade será às 11 horas, no Centro de Eventos Brasil 21, onde acontece a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS). O Brasil Agroecológico tem como principal missão articular políticas e ações de incentivo ao cultivo de alimentos orgânicos e com base agroecológica e representa um marco na agricultura brasileira. O investimento inicial será R$ 8,8 bilhões, divididos em três anos. Saiba mais: http://goo.gl/PWKeOk Acompanhe ao vivo: http://conteudo.ebcservicos.com.br/streaming/nbr
Secretaria-Geral da Presidência da República Curtir esta página · há 15 horas Governo federal lança o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica A presidenta Dilma Rousseff lança nesta quinta-feira (17) o Brasil Agroecológico. É o primeiro Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) elaborado no país. A solenidade será às 11 horas, no Centro de Eventos Brasil 21, onde acontece a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS). O Brasil Agroecológico tem como principal missão articular políticas e ações de incentivo ao cultivo de alimentos orgânicos e com base agroecológica e representa um marco na agricultura brasileira. O investimento inicial será R$ 8,8 bilhões, divididos em três anos. Saiba mais: http://goo.gl/PWKeOk Acompanhe ao vivo: http://conteudo.ebcservicos.com.br/streaming/nbr