Caros atores do processo de desenvolvimento territorial, venho através deste email parabenizar a todos e todas vocês pelo excelente trabalho desenvolvido entorno dos oito (7+Seridó) seminários de ampliação do acesso da AGRICULTURA FAMILIAR AO PNAE que conseguimos realizar de 19 de janeiro a 02 de fevereiro de 2011.
Cada um teve um papel importante e indispensável nesta missão. No geral os técnicos, técnicas e entidades que são Bases de Serviço a Comercialização, os assessores e assesoras territoriais e as coordenações dos colegiados e fóruns de desenvolvimento territorial e em particular a cada uma instituição (poder público ou sociedade civil) que em cada território se empenhou para a realização dos seminários.
Quero dizer ainda que os seminários foram só o primeiro passo para o sucesso desta empreitada que é a ampliação do acesso dos agricultores ao PNAE, cada municipio deverá replicar a discussão, envolvendo mais gente, trazendo as associações rurais, os STTRs, os CMDRS, as nutricionistas, os extencionistas da EMATER, e cada agricultor que possa ajudar na execussão desta política, e do lado dos gestores vamos envolver os secretários de agricultura, de educação, os prefeitos e prefeitas para que todos possam dar sua parcela de contribuição para o sucesso dessa missão.
Um grande gargalo é a emissão das DAPs Jurídicas e para isso já temos uma reação positiva, a Emater na Borborema emitiu hoje a primeira DAP Jurídica para associação no território a APAB de São Sebastião de Lagos de Roça conseguiu o tão sonhado Documento. Vamos espalhar esta notícia e este incentivo para todos e todas dos territórios.
A SEDAP, na pessoa do nosso Companheiro Marenilson já está convocando uma reunião entre as secretarias do governo do estado para discutir o PNAE no âmbito do recurso estadual que é da ordem de R$ 24.323.160 e 30% disso representa um montante de R$ 7.296.948,00 (mais de sete milhões de reais) e seguem diretamente para as escolas estaduais localizadas lá nos municípios pertinho dos agricultores e os diretores e conselhos escolares tem autonomia para investir este dinheiro. Precisamos do empenho de todos e todas para que esta fatia de recurso não seja executada sem a participação dos agricultores e agricultoras familiares.
Abraço fraterno a todos e todas,
Antonio Souto
ADE-PB
Departamento de Cooperativismo Negócios e Comércio
Secretaria de Desenvolvimento Territorial
Ministério do Desenvolvimento Agrário
83-9992-8366
83-9123-1361
83-8737-1313
0 comentários:
Postar um comentário