Este Blog tem o objetivo de levar informações sobre as ações do Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentavel do Cariri Oriental Paraibano.

26 de mai. de 2013

EMBRAPA TESTA BIOINSETICIDA NO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

Embrapa testa bioinseticida no combate ao mosquito da dengue

Empregados e colaboradores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologiaaplicaram no dia 24 de maio de 2013, nos prédios que compõem o Parque Estação Biológica, na sede da empresa, em Brasília, o bioinseticida Bt-horus SC. O objetivo foi testar a capacidade do produto no combate às larvas do mosquitoAedes aegypti transmissor da dengue. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), houve um aumento de 680% no número de casos este ano em Brasília e nas cidades do entorno da capital federal.

Antes da aplicação do bioinseticida, a Embrapa organizou atividades de conscientização sobre os riscos da dengue e seu principal vetor (oAedes aegypti), proferida pela pesquisadora Rose Monnerat, responsável pelo desenvolvimento do Bt-horus. Em seguida, empregados e colaboradores foram divididos em grupos e seguiram para uma inspeção nas dependências da Embrapa em busca dos focos de proliferação das larvas do mosquito.

Segundo Rose Monnerat, o produto contém uma bactéria entomopatogênica, ou seja, específica para controlar o mosquito transmissor da dengue e borrachudos em locais que acumulam água, como plantas, lagos e caixas d'água. A aplicação é inofensiva à saúde humana, aos animais e ao meio ambiente.

Cada grupo de servidores ficou responsável por uma área dentro da sede da Embrapa, que abrange mais de 20 mil m² de área. Integrantes do Laboratório de Bactérias Entomopatogênicas (LBE) coordenaram a aplicação do bioinseticidade.

FONTE

Agência Brasil
José Romildo - Edição

Links referenciados

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
www.cenargen.embrapa.br

Agência Brasil
www.agenciabrasil.gov.br

Rose Monnerat
lattes.cnpq.br/9239372895737198

Bt-horus
www.bthek.com.br/index.php/content/view/
346/Bthorus_SC.html

0 comentários:

Postar um comentário