Este Blog tem o objetivo de levar informações sobre as ações do Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentavel do Cariri Oriental Paraibano.

20 de mai. de 2013


PESQUISADORES DO GRUPO GRAF DA UFS MINISTRAM CURSO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM CABACEIRAS- PB

O Grupo de pesquisa da Universidade Federal de Sergipe, GRAF – Grupo Agroflorestal - promoveu nos dias 15 a 17 de maio de 2013, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabaceiras- PB, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, e do Polo Presencial Terezinha Jesus Farias Aires – UAB-UFPB-Virtual, em Cabaceiras-PB, sob a coordenação de Íris do Céu, e organização do Tutor à Distância Armistrong de A. Souto, um curso de agentes multiplicadores em Sistemas Agroflorestais para um público diversificado de produtores, estudantes de ciências agrárias e áreas correlatas. O curso abordou os Conceitos agroflorestais, Histórico, Benefícios e Limitações, Exemplos de SAF que deram certo nos biomas brasileiros e aplicação da técnica de uso do D&D (desenho & diagnóstico em Safs) e a sua importância econômica, social e ambiental.
“O objetivo do GRAF foi difundir práticas alternativas na agricultura de baixo impacto e para isso aposta na adoção dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) em áreas de agricultura familiar, no estado de Sergipe. Entende-se como Sistemas Agroflorestais ou SAFs a consorciação de espécies arbustiva arbórea com cultivos agrícolas, e/ou forrageiras, e a inclusão do componente animal, em uma mesma área, com horizonte temporal e produção continuada”. Comentou o Professor Dr. Mário Campos.
Desde de 2009, o GRAF (Grupo Agroflorestal) vem apresentando alguns resultados das práticas agroflorestais adotadas pelas comunidades de agricultura familiar no agreste sergipano. Atualmente, o grupo vem desenvolvendo práticas agrossilvipastoris como sendo mais uma modalidade alternativa para a melhoria na qualidade de vida das populações rurais que adotam em suas áreas produtivas a ovinocaprinocultura.
Segundo o Prof. Dr. Mário Campos os sistemas agrossilvipastoris aplicado nas propriedades rurais está sob a coordenação da pesquisadora e Médica Veterinária Francielle Rodrigues Santos, que acompanha o desempenho e sanidade dos animais dentro dos consórcios agroflorestais, produzindo além do conforto térmico, um melhor ganho de peso e qualidade do aporte animal direcionado para o mercado local como agregador na renda dessas famílias.
“Dessa forma, a adoção dos SAFs e a capacitação dos agentes multiplicadores tais como agricultores técnicos e acadêmicos da grande área das agrárias se fazem necessário para que os projetos de sustentabilidade venham a promover e agregar uma melhoria na qualidade de vida do homem do campo sem deixar de lado as práticas sociais, ambientais e econômicas”. Comentaram o professor Mário Campos e a Pesquisadora Francielle Rodrigues Santos.

Professora Francielle Rodrigues Santos

0 comentários:

Postar um comentário