Este Blog tem o objetivo de levar informações sobre as ações do Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentavel do Cariri Oriental Paraibano.

6 de mai. de 2010

Projovem Campo – Saberes da Terra abre curso com 24 mil vagas para agricultores


cursos :: Por Editor em 05/05/2010 :: imprimir   pdf   enviar   celular

Projovem Campo – Saberes da Terra abre curso com 24 mil vagas para agricultores:
Créditos: Divulgação
O programa Projovem Campo – Saberes da Terra abre este ano 24 mil vagas para agricultores de 18 a 24 anos, alfabetizados, mas com o ensino fundamental incompleto. O curso de dois anos, que é específico para agricultores dessa faixa de idade, une teoria e prática em agricultura familiar e ao final confere certificado do ensino fundamental.



As vagas serão oferecidas em municípios de 20 estados que aderiram ao programa do Ministério da Educação (MEC), informa Armênio Schmidt, diretor de educação para a diversidade da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC. As unidades da Federação que não manifestaram interesse na oferta do curso são Alagoas, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, São Paulo, Acre, Amapá e Roraima.

Na avaliação de Armênio Schmidt, o Projovem Campo – Saberes da Terra é hoje um programa consolidado que atende as necessidades de qualificação da população rural. "A formação permite ao agricultor crescer como cidadão e profissional", diz.

Criado em 2005, o programa certificou 5 mil agricultores em experiência piloto realizada em nove estados. Como o modelo foi aprovado por universidades, secretarias de educação e movimentos sociais do campo, em 2008 e 2009 foram abertas novas turmas, ampliando de 5 mil para 48 mil vagas e de nove para 19 estados.

O modelo do Projovem Campo – Saberes da Terra compreende 2.400 horas ministradas em dois anos, sendo parte na sala de aula e parte na propriedade do jovem. O currículo aborda cinco temas: sistema de produção e processo de trabalho agrícola; desenvolvimento sustentável e solidário; economia solidária; cidadania, organização social e política pública; agricultura familiar, etnia, cultura e identidade. Além dos conteúdos profissionais, os alunos estudam linguagens, ciências exatas, formação humana e profissional.

MAIOR DE 29 ANOS

Para atender a procura por formação de agricultores de 15 a 17 anos e aqueles acima dos 29 anos, o Ministério da Educação trabalha sobre uma proposta de curso a ser oferecido em 2011. Segundo Armênio Schmidt, o desenho do programa, que será denominado Saberes da Terra, terá os mesmos conteúdos, metodologias e materiais didáticos do Projovem Campo, apenas os alunos não receberão a bolsa mensal de R$ 100 paga pelo MEC aos agricultores do Projovem Campo.

Terão preferência no novo programa os agricultores do Brasil Alfabetizado. O objetivo da iniciativa, segundo o coordenador de diversidade da Secad, é garantir a eles a continuidade dos estudos. Hoje o Brasil Alfabetizado registra 106 mil turmas de alfabetização no campo.

MAIS INFORMAÇÕES

Telefones: (61) 2104-6269 ou (61) 2104-6267
E-mail: coordenacaoeducampo@mec.gov.br

FONTE

Ministério da Educação
Ionice Lorenzoni - Jornalista

Links referenciados

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
portal.mec.gov.br/secad

Projovem Campo – Saberes da Terra
portal.mec.gov.br/index.php?option=com_c
ontent&view=article&id=12306

coordenacaoeducampo@mec.gov.br
coordenacaoeducampo@mec.gov.br

Ministério da Educação
www.mec.gov.br

MEC
www.mec.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário