Este Blog tem o objetivo de levar informações sobre as ações do Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentavel do Cariri Oriental Paraibano.

29 de mar. de 2011

Rede Nacional cumpriu agenda em Brasília entre os dias 21 a 24 de março.

A rede nacional tem o papel de representar politicamente os Colegiados Territoriais, junto de instituições públicas, privadas, da sociedade civil e organismos internacionais, participando ativamente nos debates sobre promoção do desenvolvimento rural sustentável e solidário, com enfoque territorial, considerando e prezando pela participação e por sua autonomia política.
Neste sentido os membros da Secretaria Executivas sendo Ubiramar Bispo e Márcia Dornelles representantes da Região Nordeste; Jair Arruda e Rui Vieira, da Região Norte; Denise Padovan da Região Centro-Oeste, Antonio Mendes da Região Sudeste e Marlene Bamberg da Região Sul estiveram presentes em Brasília entre os dias 21 a 24 de março. O objetivo de elaborar o planejamento operacional após deliberação da Coordenação Política e participar de reuniões com representantes do DETER/DECOOP-SDT, com o secretário de Desenvolvimento Territorial/MDA, Jerônimo Souza e participar de audiência com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

Rede Nacional de Colegiados Territoriais realiza audiência com MDA
Florence: Territórios da Cidadania cumpre papel estratégico no combate a pobreza
Extraído de http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=7239818

25/03/2011 03:26
O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, apontou nesta quinta-feira (24), em encontro com representantes da Rede Nacional de Colegiados Territoriais (RNCT), a importância de ações de desenvolvimento territoriais para levar políticas públicas de cidadania e geração de renda a regiões de baixo desenvolvimento econômico e social. Entre essas políticas públicas, Florence destacou o Programa Territórios da Cidadania como estratégico no programa de combate à pobreza extrema que será desenvolvido pelo governo federal. “O Territórios da Cidadania é parte da mais efetiva experiência de promoção de inclusão produtiva, de mobilidade social e de disponibilização de serviços públicos da história do Brasil”, explicou.
Florence destacou a integração de ações do governo federal, estados, municípios e da sociedade civil proporcionada pelo Territórios da Cidadania. “Esta integração faz com que o Programa seja uma referência para a administração pública brasileira e uma referência para outros países.”. Nesta semana, uma delegação de El Salvador está no Brasil para conhecer o modelo do Territórios da Cidadania. Até sexta-feira, a delegação visita dois territórios do Ceará, Sertão Central e Vales do Curu e Aracatiaçu.
“A pobreza extrema se encontra em muitos dos territórios com menos de 50 mil habitantes, onde estão os trabalhadores rurais e os agricultores familiares e acreditamos que os colegiados territoriais são um bom aliado do governo para alcançar essas pessoas que estão na pobreza extrema”, reforçou o engenheiro agrônomo Ubiramar Bispo de Souza, da coordenação da Rede.
Durante o encontro, a Rede apresentou ao ministro sua carta de princípios e defendeu a importância do projeto de lei que cria a Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR) e do enfoque territorial e o combate a pobreza extrema. “Somos conhecedores deste problema". O secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), Jerônimo Souza, destacou que há profunda concordância com os pontos apresentados.
Rede Lançada em março de 2010, a RNCT reúne membros da sociedade civil, gestores públicos e membros de colegiados rurais das unidades da federação. A Rede é formada por 254 colegiados em todo o Brasil. A abordagem territorial já abrange completamente 11 estados e a idéia da rede é ampliar as iniciativas em todos os estados para favorecer os arranjos produtivos locais e integrar políticas públicas de estados, municípios e governo federal.
Territórios Lançado em fevereiro de 2008, o Programa Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio do desenvolvimento territorial sustentável.
A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.
Posteriormente será enviado o Informativo da Rede Nacional, produzido por Denise Padovan com maiores informações.

Qualquer duvida estamos sempre a disposição.

Att,
Márcia Dornelles
Secretaria Executiva da Rede Nacional de Colegiados Territoriais
(83)88716692
E-mail: redenacionalcolegiadosterritorio@yahoo.com.br

"A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana." ( Franz Kafka )

0 comentários:

Postar um comentário